Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de abril de 2014

NAVEGABILIDADE RESTRITA NA HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ, EM FUNÇÃO DA ATUAL SECA

Valdivo Pereira/Folha da Região - 29/03/2014<br> 
 Valdivo Pereira/Folha da Região - 29/03/2014
Seca reduz capacidade de transporte na Tietê-Paraná

Barcaça atravessa reservatório de Nova Avanhandava, em Buritama, onde o nível do rio é de 52,38%

A hidrovia Tietê-Paraná, que movimenta seis milhões de toneladas de cargas por ano, está com a navegabilidade restrita em função da estiagem e da crise no setor energético, que está direcionando a água para geração de energia em detrimento da navegação.

  O problema afeta o escoamento da produção de soja, que é recorde em 2014. Para não encalhar, as barcaças estão subindo o rio com 2/3 de sua capacidade - de 6 mil toneladas, que é a normal, estão saindo com 4,5 mil toneladas. O restante da carga está indo pela rodovia, o que significa 100 caminhões/dia a mais nas estradas.

  "As chuvas durante o verão não foram suficientes para preencher os reservatórios, e, como agora entramos em um período de seca, a situação pode se agravar", afirma Casemiro Tércio Carvalho, diretor do DH (Departamento Hidroviário), que administra a Tietê-Paraná nos 800 quilômetros em São Paulo.

Com a diminuição do nível dos reservatórios, o escoamento da safra de milho, no segundo semestre, pode ser comprometido. Outra preocupação é o início do transporte de etanol pela Transpetro, cujos testes estão previstos para iniciar em julho deste ano, com embarques de Andradina até Jaú.


Por: Alessandra Nogueira da Folha da Região 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br