Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de junho de 2014

HOJE É O DIA MUNDIAL DOS OCEANOS E DIA DO OCEANÓGRAFO - 08 DE JUNHO



Dia Mundial dos Oceanos (ou em inglêsWorld Ocean Day) começou a ser comemorado em 8 de junho de 1992 durante a Rio-92 (em inglês: Earth Summit) na cidade do Rio de JaneiroBrasil. No momento esta data ainda não foi oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas.
O Dia Mundial dos Oceanos tem a finalidade de, a cada ano, fazer um tributo aos oceanos e aos produtos que eles fornecem, tais como frutos do mar.
Os oceanos fornecem um meio de comunicação para o comércio global. A poluição mundial e o consumo excessivo de peixes, tem causado drásticas reduções nas populações de muitas espécies. (Wikipédia)
A importância deste dia deveria ser tão relevante quanto a ocupação que os mesmo ocupam na superfície da Terra, isto é, dois terços. Para além de terem uma importância vital nas condições climatéricas do planeta, de serem o habitat de um larguíssimo número de plantas e animais, são fonte de fornecimento de vários e múltiplos recursos essenciais ao ser humano.

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS OCEANOS


Os mares e oceanos têm um papel vital para a vida do planeta Terra. Para além de fonte importante de recursos vivos, minerais e energéticos têm assegurado a reciclagem e o depósito de numerosos contaminantes com que as sociedades modernas, após a revolução industrial, vêm poluindo os ecossistemas do planeta que habitamos.

Deste modo, têm vindo a adiar, mas não a eliminar, cenários de catástrofe ambientais. Os estudos atuais em ciências do mar são assim importantes não só em termos estritamente científi cos mas também dada a relevância e urgência social, económica, política e de gestão.
Portugal está particularmente bem posicionado para o desenvolvimento e aplicação da investigação naquele domínio científico. 

Portugal, que detém uma das maiores Zonas Econômicas Exclusivas da Europa, na qual grande parte é oceano aberto e mar profundo, tem assim condições especiais, mas também obrigações para desenvolver a investigação em ciências do mar.

A investigação científica nacional em ciências do mar, apesar de tardia no âmbito do sistema científi co mundial e nacional, tem vindo a fazer progressos acentuados em comparação com outros domínios disciplinares.

Na última década, o ranking de publicações científicas indexadas internacionalmente em domínios das ciências marinhas passou para o 13ª lugar, quando na década passada ocupava o 30ª lugar entre os diferentes tópicos identifi cados pelo portal Web of Knowledge.


Neste artigo são analisados alguns dos progressos alcançados e encarado com optimismo o progresso científico nacional para o século XXI agora que o país está dotado de uma estratégica nacional para os Oceanos, de uma estratégia nacional para o Mar e que dispõe de dois navios oceanográfi cos de alto mar e um ROV que pode explorar os oceanos até à profundidade de 6000 metros. http://www.rcaap.pt/


Não ao lixo marinho

Uma das principais consequências dos modelos e padrões de produção e consumo adotados pela sociedade atual é a geração de resíduos. Conforme a coordenadora de Zoneamento Costeiro, considerando que se vive a “era dos plásticos”, um material relativamente barato e de grande durabilidade, e que grande quantidade desse material acaba chegando, de uma forma ou de outra em ambientes marinhos e costeiros, atualmente se enfrenta um grande problema que diz respeito a toda a sociedade. http://www.globalgarbage.org/



CELEBRAÇÃO MUNDIAL DO DIA DOS OCEANOS

Tema para 2014: «Juntos tenemos el poder de proteger el océano»

Arrecife de coral
Arrecife de coral. Crédito de la foto: Banco Mundial
Este año, la celebración del Día Mundial de los Océanos coincide con la inauguración del 24º periodo de sesiones de los Estados Partes de la Convención de las Naciones Unidas sobre el Derecho del Mar. También se conmemora el 20º aniversario de la entrada en vigor de la Convención.
En la sede de las Naciones Unidas en Nueva York, el día 9 de junio se anunciarán los ganadores del Concurso Anual de Fotografía sobre los Océanos.

¿Por qué celebramos el Día Mundial de los Océanos?

  • Para recordar a todo el mundo el gran papel que los océanos juegan en nuestras vidas. Son los pulmones de nuestro planeta, que generan la mayoría del oxígeno que respiramos.
  • Para informar a la opinión pública de las consecuencias que la actividad humana tiene para los océanos.
  • Para poner en marcha un movimiento mundial ciudadano a favor de los océanos.
  • Para movilizar y unir a la población mundial entorno al objetivo de la gestión sostenible de los océanos. Son una fuente importante de alimentos y medicinas, y una parte esencial de la biosfera.
  • Para celebrar juntos la belleza, la riqueza y el potencial de los océanos.
  Fonte: http://www.un.org/es/events/oceansday/


cartao dia oceanografo 2012

DIA DO OCEANÓGRAFO
No dia 8 de junhoDia Internacional dos Oceanos, também se comemora o Dia do Oceanógrafo. A escolha da data comemorativa é recente, foi definida em 2005 por meio de concurso nacional Organizado pela AOCEANO (Associação Brasileira de Oceanografia) onde estudantes e profissionais, associados ou não à entidade, puderam escolher e justificar a sua escolha em votação aberta e democrática via internet.
“Datas comemorativas homenageiam categorias, valorizam profissionais e, fazem o País lembrar de pessoas que trabalham no dia a dia em prol de um objetivo comum. No nosso caso, trabalhamos com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população brasileira e mundial. Que todos nos reconheçam, ao menos por um dia, em todo o Brasil ”, disse em 2005 o oceanógrafo Fernando Luiz Diehl, na época presidente nacional da AOCEANO.
Muitas datas, com justificativas contundentes como 11 de junho, dia de nascimento do oceanógrafo Jacques Cousteau; 14 de abril, dia da criação da AOCEANO; 23 de dezembro, data em que, no século 17 o Navio HMS Challenger zarpou da Inglaterra rumo ao primeiro cruzeiro oceanográfico, viagem considerada como a de nascimento das ciências oceanográficas; ou 18 de outubro, dia de nascimento do almirante Paulo Moreira, nome respeitado nos assuntos das ciências do mar, também foram sugeridos.
A principal justificativa de quem votou no dia 8 de junho como o Dia do Oceanógrafo, mesma da do Dia Internacional dos Oceanos, é a de que os oceanos são os locais de trabalho dos oceanógrafos.
Em todos os 13 cursos de graduação em Oceanografia do país - Rio Grande (FURG), Rio de Janeiro (UERJ), Itajaí (UNIVALI), Santos (UNIMONTE), Vitória (UFES), Belém (UFPA), São Paulo (USP), Salvador (UFBA), Pontal do Sul (UFPR), Florianópolis (UFSC), Fortaleza (UFC), Recife (UFPE) e São Luis (UFMA), sugere a AOCEANO que alguma atividade alusiva à data seja realizada. Da mesma forma, as Diretorias das Seções Regionais da AOCEANO deverão ser reunir para comemorar a data. http://www.aoceano.org.br/
UM ÓTIMO DIA DO OCEANÓGRAFO A TODOS! E que boas correntes conduzam o futuro de nossa Profissão.
Diretoria Nacional da AOCEANO.  



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br