Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de junho de 2014

OS MEGA PROJETOS E O POVO PREJUDICADO PELO "PROGRESSO A QUALQUER CUSTO"

Grandes projetos, um tormento na vida dos pobres, artigo de Gilvander Luís Moreira

Publicado em junho 24, 2014 por 
Gilvander Luís Moreira2
[EcoDebate] Vivemos um tempo perigoso. O capitalismo, máquina de moer vidas, está funcionando a todo vapor triturando vidas de bilhões de pessoas e de outros seres da biodiversidade. Estamos em tempos de fundamentalismos, de céus povoados de anjos e entidades, de demônios por todos os lados, de gritaria de deuses, de promessas, de busca insaciável de bênçãos, de procissões, de peregrinações, de necessidade de expiação, de moralismos, de religiões sem Deus, de salvações sem escatologia, de cristianismos light, de libertações que não vão muito além da autoestima. Enfim, tempos de autoajuda, de dar um jeitinho para ir empurrando a vida.
Clamores ensurdecedores brotam dos porões da humanidade. A mãe Terra clama para ser salva, pois está sendo crucificada impiedosamente pelos grandes projetos capitalistas. Medo, insegurança e instabilidade atingem a todos. Atualmente insiste em imperar uma mística anti-evangélica do descompromisso com os pobres. Estes, além de empobrecidos, são marginalizados, injustiçados e acusados de serem os responsáveis primeiros pela sua situação de miséria. Inverte-se a realidade: os verdugos tentam parecer bons samaritanos. As vítimas são consideradas vagabundas, irresponsáveis e bagunceiras.
A estrutura de violência e de exclusão fragmenta multidões, deixando as pessoas em cacos. É hora de recompor os cacos em um grande e articulado mosaico. É hora de reintegrar as nossas forças e energias vitais.
Em 2014 no Brasil, e na maioria dos países do mundo, o povo vive sob as agruras e o tormento dos grandes projetos. Por aqui estes são executados em nome do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento -, no Nordeste, apelidado de Programa de Ameaça às Comunidades
Dentre os grandes projetos do PAC, os de maior impacto são: as grandes barragens e usinas hidrelétricas, como as de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia; a barragem e hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, em Altamira, no Pará; a Transposição das águas do rio São Francisco; construção de vários portos e aeroportos e ampliação e modernização de outros; fusão de grandes empresas que concentram cada vez mais o capital e vão matando as pequenas empresas. Exemplos não faltam nas áreas de telecomunicações, de aviação, das construtoras, dos grandes supermercados, dentre muitos outros. Muitos pensam que esses projetos beneficiam todo o povo, mas, na realidade, tratam-se de infraestrutura para viabilizar o crescimento do capital, hoje primordialmente nas garras de empresas transnacionais. Quase sempre esses grandes projetos são realizados por grandes empresas, mas por meio de financiamento público, via BNDES3.
A chegada de um grande projeto é sempre envolvida por campanha publicitária espetacular que anuncia estar chegando à região uma alavanca de desenvolvimento social, geradora de emprego e que não irá causar grandes males à já tão sofrida natureza, a biodiversidade e às pessoas. Chefes da política, da economia e até da religião são cooptados e muita gente seduzida. Assim, a massa acolhe esses projetos como se fossem benfeitores que trarão emprego e melhorias sociais, mas, logo, descobre que se gera poucos empregos e, muitas vezes, em condições análogas à de escravidão. Acontece o que ensina a fábula do Escorpião e o Sapo, que diz: um escorpião pede a um sapo que o leve através de um rio. O sapo tem medo de ser picado durante a viagem, mas o escorpião argumenta que não há motivo para o sapo temer tal traição, pois se picar o sapo, esse afundaria e o escorpião da mesma forma iria junto afogar. O sapo concorda e começa a carregar o escorpião, mas no meio do caminho, o escorpião, de fato, aferroa o sapo, condenando ambos. Quando perguntado por que, o escorpião responde que esta é a sua natureza. Isso mesmo: a natureza do capitalismo é aferroar vidas o tempo todo e cada vez com mais veneno. O funcionamento do capitalismo exige expansão, crescimento sem limites. Isso é impossível pois a natureza precisa de tempo para se recuperar das agressões. A mercadoria, base da acumulação do capital, destrói o ambiente e explora os trabalhadores. Portanto, não dá mais para acreditar que na nossa caminhada na vida o capitalismo seja a melhor companhia.
Por tudo isso, é um imenso desafio enfrentar o poder opressivo do capital diante desses mega projetos. Voltando o nosso olhar atentamente para as narrativas bíblicas, percebemos que o povo da Bíblia também experimentou na própria pele as agruras de grandes projetos. Resgatar um pouco do que foram esses grandes projetos e como o povo bíblico resistiu diante deles, talvez possa inspirar em nós táticas e estratégias para o enfrentamento aos grandes projetos de hoje. Isso é o que veremos nas próximas partes do Artigo “Grandes projetos na Bíblia e a Resistência do Povo”.
Belo Horizonte, 23 de junho de 2014.
1 Eis aqui a 1ª parte do Artigo publicado na Revista Estudos Bíblicos, Vol. 30, n. 120, out/dez 2013, pp. 339-358.
2 Frei e padre da Ordem dos carmelitas; licenciado e bacharel em Filosofia pela UFPR; bacharel em Teologia pelo ITESP/SP; mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Itália; doutorando em Educação pela FAE/UFMG; assessor da CPT, CEBI, SAB e Via Campesina; conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos Humanos de Minas Gerais – CONEDH. E-mail: gilvanderlm@gmail.com – www.gilvander.org.br –www.freigilvander.blogspot.com.br – http://www.twitter.com/gilvanderluis – facebook: Gilvander Moreira
3 Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Mas o “social” está esquecido, desenvolve-se o econômico às custas do social.
EcoDebate, 24/06/2014

 [ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

NOSSO COMENTÁRIO:
PARABÉNS FREI GILVAN PELO SEU EXCELENTE ARTIGO,  POR SUA CORAGEM NA DENUNCIA DESSES MEGAS PROJETOS REALIZADOS NO BRASIL, SEM SE PREOCUPAR COM O POVO (EMBORA DIGAM QUE É PARA BENEFICIÁ-LO), COM AS COMUNIDADES INDÍGENAS E DE RIBEIRINHOS, AFETADAS E RETIRADAS DAS TERRAS QUE HABITAM HÁ MUITO TEMPO, DEIXANDO-OS SEM PERSPECTIVAS FUTURAS DE UMA VIDA DIGNA E DE QUALIDADE.
FICAMOS FELIZES EM VER UM RELIGIOSO PREOCUPADO COM O MEIO AMBIENTE E COM OS PREJUÍZOS ADVINDOS PELOS GRANDES PROJETOS, POIS ESTAMOS HÁ BASTANTE TEMPO  TENTANDO SENSIBILIZAR NOSSOS LÍDERES RELIGIOSOS (EVANGÉLICOS, CATÓLICOS ROMANOS, PROTESTANTES TRADICIONAIS, ESPÍRITAS, ORTODOXOS, JUDEUS E OUTROS) PARA OS PROBLEMAS SOCAIS QUE AFETAM NOSSAS COMUNIDADES, COM O USO INCORRETO DOS RECURSOS NATURAIS NAS COMUNIDADES, MAS COM MUITO POUCO RETORNO E PARTICIPAÇÃO NAS CAMPANHAS AMBIENTAIS REALIZADAS. 
HÁ MUITA PREOCUPAÇÃO COM A VIDA FUTURA DOS FIÉIS, APÓS A MORTE, MAS QUASE NENHUMA PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA DAQUELES QUE VIVEM PENDURADOS EM BARRACOS IMPROVISADOS NAS  ÁREAS DE RISCO DE DESMORONAMENTOS;  EM PALAFITAS NAS  ZONAS DE ALAGAMENTOS E ENCHENTES, NAS VÁRZEAS DE RIOS E CÓRREGOS;  SOBRE ANTIGOS LIXÕES FÉTIDOS E INFESTADOS POR VETORES DE DOENÇAS, ETC. PARECE ATÉ QUE MEIO AMBIENTE E BEM ESTAR DA POPULAÇÃO NÃO COMBINAM BEM  COM OS "PÚLPITOS SAGRADOS"!
AGUARDAMOS AS PRÓXIMAS PARTES DO SEU ARTIGO!  QUE DEUS O ABENÇOE E INSPIRE!
Prof. Jarmuth Andrade
SOSRIOSBR

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br