Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de junho de 2014

PROJETO ÁGUA VIVA DA COOPAVEL, RESTAURA NASCENTES E MATAS CILIARES NO PARANÁ

Sanepar e Coopavel recuperam nascentes para abastecer Campo Bonito.Foto: Sanepar


Sanepar e Coopavel recuperam nascentes 

para abastecer Campo Bonito


A Sanepar e a Coopavel Cooperativa Agroindustrial recuperaram oito nascentes no município de Campo Bonito, na Região Oeste do Paraná, com o apoio da empresa Syngenta. O trabalho faz parte do Projeto Água Viva da Coopavel, criado para proteger, recuperar e restaurar nascentes e a mata ciliar. A entrega das obras foi feita nesta quarta-feira (18), na comunidade de Sertãozinho. 

A parceria vai permitir que seis minas protegidas sejam utilizadas no abastecimento público dos moradores da área urbana da cidade. A interligação das minas ao sistema de abastecimento amplia dos atuais 270 mil para 570 mil litros de água por dia, um aumento de mais de 100% na capacidade de produção de água do sistema. 

O prefeito Gilmar Bernardi lembrou que Campo Bonito tem tido dificuldades no abastecimento em períodos de estiagem e agora com o excesso de chuvas que causou danos nos poços que abastecem a cidade. “O resultado desse trabalho é extremamente importante porque garante o atendimento contínuo com água tratada”, disse o prefeito. 

De acordo com o gerente da Sanepar, Renato Mayer Bueno, a primeira parceria entre a Sanepar e a Coopavel favorece o incremento de cerca de 15 mil litros de água no volume a ser tratado por hora. “E atende a meta de levar água para os moradores da cidade e garantir o abastecimento até 2025”, completa. 

A Coopavel, somente nas unidades de Cascavel, consome diariamente cerca de 6 milhões de litros de água. O presidente Dilvo Grolli disse que a atuação da cooperativa busca a sustentabilidade, que envolve a responsabilidade social, a alimentação saudável e o caminho ambiental. Segundo ele, o Projeto Água Viva, que já recuperou mais de 7 mil nascentes, já percorreu 12 estados, foi aplicado no Paraguai e apresentado até na Alemanha como exemplo de recuperação e proteção de nascentes. 

A Sanepar investiu R$ 110 mil para auxiliar na compra dos materiais utilizados para a proteção das fontes de água, na aquisição de filtro, reservatório e tubulação para o transporte da água, na instalação de 1.550 metros de cercas, portões e no plantio das mudas no entorno das nascentes. Além disso, 12 empregados da Companhia contribuíram com a mão de obra junto com as equipes da Coopavel para a realização dos trabalhos. 

O representante da Syngenta, Luiz de Oliveira, disse que o projeto tem efeito multiplicador. “Nesse trabalho são envolvidos os agricultores, proprietários, autoridades, empresas e as comunidades do entorno das nascentes. Todos passam a ter a consciência de conservação”, afirmou. 

O projeto foi desenvolvido em Campo Bonito por proposição dos vereadores Ivo de Almeida e Alceu Bernardi e com a anuência dos proprietários das áreas Valdir e Javalim Borges Lúcio. Também participaram da entrega vereadores, cooperados, técnicos e empregados da Sanepar e da Coopavel. 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br  


COMO ESTÃO SENDO TRATADAS AS NASCENTES 

E AS MATAS CILIARES NA SUA BACIA 

HIDROGRÁFICA?


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br