Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de junho de 2014

RESÍDUOS DE HORMÔNIOS NOS RIOS AFETAM GERAÇÕES DE PEIXES




Os ecossistemas de água doce são cada vez mais ameaçados pelas mudanças climáticas e pela expansão das populações humanas. As mudanças climáticas têm provocado níveis mais baixos de precipitações em muitas partes do mundo, a redução dos caudais de água doce, ao mesmo tempo em que a população em crescimento consumirá cada vez mais água doce e produzirá maior caudal de águas residuais contaminadas. Isto faz com que muitos rios e arroios se convertam em desaguadouro de efluentes de águas residuais.

A exposição a resíduos de hormônios altera a dinâmica da população de peixes ao afetar a reprodução através de múltiplas gerações.

Os efluentes de águas residuais contêm uma mescla complexa de produtos químicos, incluindo produtos farmacêuticos, que não são eliminados completamente durante o tratamento. Entre eles se encontram os estrógenos esteroides, tais como 17α-etinilestradiol (EE2), que fazem parte das pílulas anticoncepcionais, y que segundo ficou demonstrado afetam negativamente a reprodução de peixes. Ao mesmo tempo, os estrógenos também podem influir nas populações de peixes em diferentes mecanismos de reprodução, como a redução de sobrevivência, e têm efeitos acumulativos que somente são comprovados através de gerações sucessivas.

Os pesquisadores examinaram os efeitos da exposição ao EE2 nas populações dePimephales promelas através de múltiplas gerações. Foram usadas concentrações de EE2 na proporção que se encontra comumente no entorno como resultado dos efluentes de águas residuais, de aproximadamente 3 a 11 nano gramas por litro. Também incluíam tratamentos de controle, ou seja, simulações em tanques de água ao ar livre cujas condições são quase naturais, complementadas com experiências em aquários de laboratório.

Nas exposições em peixes machos, o EE2 foi encontrado em um fator de 1,7 para cada 1 nano grama de L-1 de EE2. Nenhum macho sobreviveu mais de 126 dias quando foi exposto a 11 ng L-1.

As fêmeas foram menos afetadas, sobrevivem em torno de 50% mais na mesma escala de tempo. Na natureza, as Pimephales promelas têm uma vida útil entre um e três anos. Além disso, a exposição da primeira geração durante sua temporada reprodutiva reduz o número de ovos, embriões e alevinos produzidos em todas as concentrações de EE2 experimentadas.

Adicionalmente, a exposição da primeira geração durante sua temporada de reprodução reduziu o número de ovos, embriões e larvas produzidas em concentrações testadas. Na exposição da segunda geração ao EE2 a redução foi considerável. A sobrevivência da terceira geração também foi reduzida mesmo quando os pais foram transferidos para água não contaminada durante cinco meses antes da reprodução.

Estes resultados mostram que a exposição ao EE2 na natureza pode alterar a dinâmica da população ao afetar a reprodução através de múltiplas gerações, o que sugere que as populações de peixes podem não ser capazes de se recuperar depois da exposição aos estrógenos.

Ainda que esta pesquisa se baseie nos dados e as espécies da América do Norte, os efeitos são relevantes para todos os peixes com altos índices de reprodução e vida útil relativamente de curta duração em ambientes contaminados com níveis de estrógeno, afirmam os pesquisadores.

Fonte: Comissão Europeia. REVISTA ELETRONICA AGUAONLINE

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br