Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de agosto de 2014

SOS RIO TAPAJÓS - NÍVEL MÍNIMO DO RIO TAPAJÓS SERÁ ATINGIDO EM NOVEMBRO

28/08/2014 

Em vazante, nível do Rio Tapajós desce 4 cm por dia em Santarém

Nível está 66 centímetros mais alto que o registrado em 2013.
Expectativa da capitania é que nível mínimo seja alcançado em novembro.

Karla LimaDo G1 Santarém
Rio Tapajós (Foto: Joab Ferreira/G1)Nivel registrou 6,34 metros nesta quinta-feira (28)
(Foto: Joab Ferreira/G1)
Com a vazante lenta, o nível do Rio Tapajós, em Santarém, oeste do Pará, desceu em média 4 centímetros por dia, de 26 a 28 de agosto. De acordo com dados da Capitania Fluvial, a régua registrou 6,34 metros nesta quinta-feira (28), 66 cm a mais do registrado em 2013, quando chegou a 5,68.
Em entrevista ao G1, o comandante da Capitania, capitão Robson Oberdan, disse que a vazante é lenta, e tem dias que é desigual. Apesar da regularidade nos últimos três dias, do dia 25 ao 26 deste mês o rio desceu 12 cm. “Às vezes mesmo em época de vazante o rio sobe um pouco, depois desce. Isso ocorre tanto na enchente como na vazante. Tem muitas oscilações, mas deve continuar lento até o mês de novembro, quando começa a se preparar para encher novamente”.
Em 2013, o Rio Tapajós alcançou o nível mais baixo, de 2,30 metros no dia 3 de novembro. Conforme análise destes registros, a expectativa da capitania é que este ano o rio alcance o nível mínimo de vazante no mesmo mês.
O nível mais alto na cheia deste ano foi de 8, 12 metros no dia 2 de junho. O rio começou a baixar desde 3 de junho. “Apesar de estarmos em plena vazante, esse ano foi atípico, se assemelhou a 2009 quanto ao volume de água”, afirma o capitão.
  Bancos de Areia
Apesar do rítimo lento, a capitania alerta para os perigos na navegação. “Os aquaviários terão que ter atenção aos perigos que ocorrem agora por causa da vazante, que são os bancos de arreia que vão surgindo, em alguns pontos existem pedras, e os demais obstáculos naturais. A navegação tem que ser exclusiva pelo canal navegável”, finaliza o comandante Robson.
tópicos:


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br