Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de agosto de 2014

EM MACEIÓ (AL) FALTA DE SANEAMENTO AGRAVA OS CASOS DE LEPTOSPIROSE

Foto: "As condições sanitárias no Estado são péssimas. Estamos numa situação endêmica, quando já temos um número de registros esperado para um determinado local. É uma estatística que sempre se repte, já que se trata de um local com esgoto a céu aberto, sem saneamento básico. Se tivéssemos uma cidade saneada, a doença diminuiria muito", segundo o médico infectologista Teófilo Guimarães. Saiba mais: http://goo.gl/CZEEe8

17/08/2014 
Falta de saneamento agrava leptospirose em AlagoasEm Maceió, por exemplo, índice de tratamento é de 35%; doença teve 38 casos confirmados
Larissa Bastos
Ela vem sorrateira, com sintomas como febre, dor de cabeça, mal estar e vômitos, mas pode ser fatal. Somente este ano, quatro pessoas morreram em Alagoas em decorrência da leptospirose. O caso mais recente foi o de Max David da Silva Barbosa, de 20 anos, falecido após contrair a doença ao entrar em um córrego no bairro do Benedito Bentes para salvar uma criança.

O jovem é mais um a engrossar as estatísticas no Estado. Em 2014, já foram confirmados 38 registros da enfermidade. O principal foco é Maceió, com 27 pessoas contaminadas, seguido de Campo Alegre e Pilar, com duas cada, e Barra de Santo Antônio, Colônia de Leopoldina, Limoeiro de Anadia, Marechal Deodoro, Rio Largo, União dos Palmares e Viçosa, com um doente cada.

Os números, repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), são parecidos com os de 2013, quando o órgão computou 39 ocorrências e, segundo o médico infectologista Teófilo Guimarães, já são os esperados. Ele, que atendeu Max David no Hospital Hélvio Auto - o HDT, referência no tratamento -, explica que a falta de saneamento em Alagoas, em especial na capital, facilitam o aparecimento da leptospirose.

"As condições sanitárias no Estado são péssimas. Estamos numa situação endêmica, quando já temos um número de registros esperado para um determinado local. É uma estatística que sempre se repte, já que se trata de um local com esgoto a céu aberto, sem saneamento básico. Se tivéssemos uma cidade saneada, a doença diminuiria muito", diz o especialista.

Segundo relatório do Instituto Trata Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), divulgado em 2013, a capital alagoana aparece na 79ª posição no Ranking de Saneamento Nacional, que engloba 100 cidades brasileiras. Quando o assunto é o atendimento total de esgoto, Maceió aparece com uma taxa de apenas 35,36%, com uma nota de 0,88 - a máxima é de 2,5.

O indicador de tratamento também aparece com o mesmo percentual, 35,36, deixando o município bem atrás de outros do Nordeste, como Salvador, que aparece em 34º lugar, Fortaleza (43º), João Pessoa (52º), Aracaju (68º), Recife (69º) e Natal (65º). Os dados são os últimos publicados pelo Ministério das Cidades e são relativos ao ano de 2011.

No estudo, a Trata Brasil destaca que a consulta é feita pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente pelo Ministério e que reúne informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços. Já a última pesquisa entre os estados foi realizada pelo IBGE em 2008 e mostra Alagoas com 9,6% de domicílios atendidos por rede geral de esgoto.

"Se esse problema fosse resolvido, os casos de leptospirose, se não zerassem, chegariam bem perto disso, com bem menos adoecimentos. O grande problema é mesmo o saneamento, que facilita a procriação e o contato com os roedores, os maiores transmissores da doença", diz o médico Teófilo Guimarães.

Caso Max David

Responsável pelo atendimento de Max David no HDT, o infectologista afirma que uma complicação grave e mais rara, o sangramento pulmonar, agravou a situação. Mas destaca que a demora no diagnóstico também fez com que as chances de cura fossem menores. Antes do Hélvio Auto, o paciente havia ido a um mini pronto-socorro, onde recebeu um anti-histamínico e foi liberado.

Os primeiros sinais da enfermidade apareceram no dia 30 de julho, cinco dias após o jovem pular em um córrego na Grota da Alegria para salvar um menino que havia escorregado. "Ele foi ao pronto-socorro na quarta-feira e apenas quando os sintomas se agravaram e começou a sentir um desconforto respiratório ele chegou ao hospital, onde já teve que ser encaminhado diretamente para a UTI diante da gravidade", diz Teófilo.

De acordo com ele, o sangramento mais comum é o gastrointestinal, complicação da doença. "Foi o primeiro caso que vi de sangramento pulmonar. Mas o hemograma dele já mostrava uma infecção, alteração nas enzimas do fígado e a leptospirose tem que ser pensada, até em decorrência da história. Não dá para dizer que se ele tivesse sido diagnosticado no início estaria vivo, mas provavelmente teria mais chances".

O médico lembra que a falta de equipamentos nos postos, como aparelhos de raio-x, também dificulta o diagnóstico. "Não dá para diagnosticar se não tiver um suporte adequado, como a realização de um exame de sangue, um raio-x. A emergência não tem o suporte que tive no hospital, por exemplo", expõe. "O ideal é que o diagnóstico tivesse acontecido antes", completa.

Leptospirose

Causada pela bactéria Leptospira, a leptospirose é uma enfermidade infecciosa transmitida principalmente por roedores domésticos, como ratazana e camundongo, que, não desenvolvendo a doença, tornam-se portadores e a eliminam no meio ambiente, contaminando água, solo e alimentos. Ela pode demorar até um mês para dar os primeiros sinais, mas o comum é de 7 a 14 dias.

"Os primeiros sintomas são bem discretos, mas isso também depende de cada organismo e de como o sistema imunológico vai agir contra a leptospira. Não existe maneira de evitar que ela se desenvolva, como uma vacina, por exemplo, então, no primeiro sintoma, o caso já deve começar a ser acompanhado", diz o infectologista Teófilo Guimarães, lembrando que a letalidade da doença não é grande.

Os sintomas podem aparecer de forma leve, como febre de início súbito, dor de cabeça, anorexia, náusea, vômitos e dores musculares, principalmente na panturrilha. Icterícia (pele amarela) e hemorragias também podem acontecer, mas o médico destaca que nem sempre é necessária a internação. "O primeiro a ser feito é analisar a história clínica, até porque leptospirose não se pega no ar ou com outra pessoa doente, mas, tendo um histórico de contato, a possibilidade deve ser pensada".

COMENTÁRIOS

JAQUES JACINTO BRANCOAqui em Maceió os moradores de apartamentos populares como o do Conjunto José Tenório, tem coletores de esgoto sanitário e pagam pontualmente a TAXA DE ESGOSTO já incluso na conta de água, já na orla marítima nos bairros de Ponta Verde, Jatiuca, Pajuçara e outros, já existe nesses bairros o sistema de esgotamento sanitário interligado diretamente ao EMISSARIO SUBMARINO, mas o acontece que quase todos os PREDIOS DE LUXO repletos de apartamentos de classe média alta e classe alta, preferem despejar os dejetos nas galerias pluviais, do que pagar a TAXA DE ESGOTO e sabe-se que os esgotamento sanitário já está interligado no SANEAMENTO BÁSICO ligado ao EMISSÁRIO SUBMARINO, essa omissão de pagar a tarifa de esgoto faz com que esses dejetos vão parar na beira da praia causando transtornos e doenças aos banhistas, inclusive a leptospirose. Como esse moradores são pessoas influentes, o Poder Publico se omite a FISCALIZAR e enquadra-los por pratica de crime contra SAÚDE PÚBLICA.Em 18/08/2014
JAQUES JACINTO BRANCOAqui em Maceió os moradores de apartamentos populares como o do Conjunto José Tenório, tem coletores de esgoto sanitário, já na orla marítima bairros de Ponta Verde, Jatiuca, Pajuçara e outros, existe nesses bairros o sistema de esgotamento sanitário interligado diretamente ao EMISSARIO SUBMARINO, mas o acontece é que quase todos os PREDIOS LUXUOSOS apartamento de classe média alta e classe alta, preferem despejar os dejetos nas galerias pluviais do que interligar no saneamento sanitário, para não pagar a tarifa de esgoto, e esses dejetos vão para na praia, causando transtornos e doenças aos banhistas, inclusive a leptospirose. Como esse moradores são pessoas influentes, o Poder Publico se omite a enquadra-los como crime de saúde pública.Em 18/08/2014

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br