Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de junho de 2012

CONHEÇA LEU, A MARISQUEIRA DA BACIA DO PINA, NO RECIFE (PE)


Força na maré

Publicado em ter, 05/06/2012
Dona de uma generosidade incrível, pessoa com quem passaríamos horas conversando, Leu, é uma das marisqueiras mais antigas de Brasília Teimosa. 
No final do mês de maio, enquanto catava mariscos, ela encontrou ostras gigantes. Marcarmos uma conversa para saber como anda a mariscagem na bacia do Pina.

"Cada dia fica mais difícil! Nós adoecemos muito e a quantidade de sururu e marisco é cada vez menor. Além disso, as pessoas só querem pagar barato. Gosto de ir pra maré, poreḿ, já não aguento mais. A luta e o sofrimento são grandes, comecei a pescar com 4 anos, não tenho uma casa pra morar e ainda encontro dificuldades para conseguir uma aposentadoria".

Enfrentando tantas limitações e tendo que lidar com preconceitos - num ambiente tomado na maioria por homens - Leu reafirma que a necessidade em se ter políticas direcionadas à mulher pescadora. 
No final da conversa, deixou o convite: " dia de São Pedro mais uma vez vou estar com a barraca na orla. Chame seus amigos. Vair ser dedéu." 
SAIBA MAIS:
A bacia do Pina se situa na parte interna do Porto do Recife sendo formada pela confluência dos rios Capibaribe, Tejipió, Jordão e Pina. Trata-se de um ambiente dinâmico, com características estuarinas, sujeito à ação das marés e às alterações ambientais provocadas pelo homem, devido ao despejo de esgotos domésticos e industriais. 
Essa é uma área de grande importância sócioeconômica, pois representa uma das principais fontes de alimentação para a população ribeirinha, que dela retira a maior parte do seu sustento através das atividades da pesca.

Veja as fotos da Leu Marisqueira da Bacia do Pina:







BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br