Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de setembro de 2009

EM BUSCA DE ÁGUA PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO (II)

Região Metropolitana de São Paulo
39 municípios
19,2 milhões de habitantes (Fonte: IBGE, Contagem da População 2007)


Uso da água na Região Metropolitana de São Paulo - (RMPS)

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária
PHD 2537: Águas em Sistemas Urbanos


INTRODUÇÃO

Atualmente constata-se que a degradação do ambiente hídrico tem tomado grandes proporções, tornando-os cada vez mais escassos; logo, faz-se necessário encontrar medidas para diminuir seu consumo e fontes alternativas para exploração.
Dentro deste contexto, a descoberta de grandes aqüíferos e o desenvolvimento técnico de exploração de seus recursos tornam essa alternativa plausível. Neste sentido o Brasil é um país privilegiado, pois possui o maior reservatório subterrâneo de água doce (aqüífero) do mundo, o Aqüífero Guarani.

Além disso, a utilização de águas subterrâneas tem outras vantagens como: o fácil abastecimento por poços de pequenas e médias cidades, prazos de execução são mais curtos e de menor custo, maior flexibilidade nos investimentos, os mananciais subterrâneos são naturalmente mais bem protegidos dos agentes poluidores e a água captada quase sempre dispensa tratamento.

Um estudo realizado pela CETESB em 1997 apontou que a água subterrânea tem importante papel no abastecimento público de muitas cidades do Estado de São Paulo onde 72% dos 645 municípios são total ou parcialmente abastecidos por esse recurso hídrico e 47% deles são inteiramente abastecidos por água subterrânea, como por exemplo Catanduva, Caçapava, Ribeirão Preto, Tupã, Jales e Lins; esse índice tende a crescer devido à qualidade da água.

De acordo com estimativas da UNESCO publicadas em 1992, no período de 1970 e 1985, foram perfurados no mundo cerca de 300 milhões de poços profundos, que fornecem água subterrânea para abastecimento de mais de 50% da população do planeta e para 90 milhões de hectares em irrigações. Na Europa, 75% dos sistemas públicos de abastecimento utilizam águas subterrâneas, elevando em 90% em países como Dinamarca, Suécia, Bélgica, Alemanha e Áustria.

Porém, no Brasil, devido à falta de controle na extração de água subterrânea, não há estimativas corretas.
Segundo o IBGE (1991), 61% da população é abastecida por água subterrânea.
É nesse contexto que o presente trabalho se desenvolve tratando da água subterrânea e seu uso na Região Metropolitana de São Paulo.


VEJA O ESTUDO:
http://200.144.189.36/phd/LeArq.aspx?id_arq=2680


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br