Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de dezembro de 2013

CAMPANHA SOSRIOSBR "ÁGUA POLUÍDA, TÔ FORA" - ÁGUA DE QUALIDADE NESTE VERÃO

Ivete e Claúdia Leitte  - Foto: Reprodução/Instagram


VAMOS GARANTIR ÁGUA DE QUALIDADE PARA NOSSAS FAMÍLIAS NESTE VERÃO!


QUALIDADE DAS ÁGUAS DAS PRAIAS NO BRASIL BALNEABILIDADE DAS PRINCIPAIS PRAIAS BRASILEIRAS



ÁGUA POLUÍDA, TÔ FORA!
CAMPANHA PERMANENTE DO BLOG SOSRIOSBR



CAMPANHA “ÁGUA POLUÍDA, TÔ FORA! 

Ao lançar mais uma vez sua campanha de orientação e conscientização dos internautas, para o risco de doenças de origem hídrica que podem contrair no contato com águas poluídas e contaminadas, dos rios e praias das cidades de veraneio, destacamos os links de sites que informam sobre a balneabilidade nos Estados do Brasil.

O que é Balneabilidade ?

Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc), onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada.

SAIBA MAIS:Como funciona a balneabilidade das praias e rios - Clique



1. MAPA DE QUALIDADE DAS PRAIAS PAULISTAS.



CETESB

BANDEIRA VERMELHA

SIGNIFICA PRAIA

IMPRÓPRIA PARA BANHO








BANDEIRA VERDE

SIGNIFICA PRAIA

PRÓPRIA PARA BANHO






1. Para saber as condições das praias clique no 



nome do município desejado - Clique

SAIBA MAIS: http://www.cetesb.sp.gov.br/qualidade-da-praia

2. Classificação Semanal de Praias em Rios e Reservatórios - clique e veja análises 2014


**************

2. qualidade das PRAIAS DO RIO DE JANEIRO


Inea - Instituto Estadual do Ambiente 

O monitoramento de qualidade das águas destinadas à balneabilidade - recreação de contato primário (natação, mergulho, esqui-aquático, entre outros) -, visa informar à população quais as praias recomendadas e não recomendadas ao banho de mar.

A avaliação da balneabilidade das praias é baseada em índices microbiológicos, em conformidade com os critérios determinados pelo Padrão de Balneabilidade do Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama (Resolução nº 274/2000.)


BALNEABILIDADE DE PRAIAS DO RIO DE JANEIRO


***********



3. QUALIDADE DAS PRAIAS Da bahia

O Monitoramento Ambiental para toda a região é um projeto inovador, onde são avaliados, de forma mais ampla e precisa, não só a qualidade ambiental das águas e do ar, como também o comportamento das correntes oceanográficas e dos ventos.
O Monitoramento da Qualidade das Águas do Litoral de Todo o Estado foi retomado após ter sido interrompido em 1995. A partir de 2008 todo litoral passou a ser monitorado com relação à avaliação das condições de balneabilidade de suas praias. A campanha de monitoramento dos novos trechos, ou seja, dos novos 79 pontos de monitoramento foi iniciada na campanha do início de 2009. O monitoramento das praias foi retomado a partir outubro de 2009.
Foram colocadas placas indicativas das condições de balneabilidade das praias nos pontos monitorados em Salvador e Lauro de Freitas, no trecho inicial do litoral norte, orientando a população sobre as condições de banho. As informações sobre as condições de balneabilidade das praias são disponibilizadas no Boletim Semanal listados acima.


***********

4. QUALIDADE DAS PRAIAS DO PARANÁ


POR QUE ACONTECE A CONTAMINAÇÃO?


De maneira geral, o que determina a contaminação das praias e rios é a falta de saneamento básico e de um sistema de drenagem adequado. Quando os responsáveis (governos estadual e municipal, empreendedores e cidadãos) não cumprem seu papel, parte do esgoto e lixo gerados pelos moradores e veranistas segue diretamente para as galerias de águas pluviais, canais e rios, até alcançar as águas do mar. 

ONDE E QUANDO A CONTAMINAÇÃO É MAIOR?


Como o esgoto chega ao mar por meio dos rios, canais e galerias de águas pluviais, a contaminação é maior em suas proximidades. O trecho de praia que um destes corpos hídricos pode contaminar depende da concentração de pessoas, dos índices de atendimento das redes de coleta de esgoto, da inexistência ou falta de manutenção de fossas sépticas (onde não há rede de coleta), das variações de marés e, também, da ocorrência de chuvas intensas. 

O veranista que frequentar o Litoral poderá acompanhar a qualidade das águas no site do IAP (ww.iap.pr.gov.br), na sinalização e nas barracas de informação instaladas nas praias. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros a esquerda e nos 100 metros a direta da sinalização. Nesses locais, os índices de coliformes fecais estão acima do recomendado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), oriundos principalmente de esgoto clandestino. Já a bandeira azul indica que a água possui bons índices e pode ser utilizada pelos veranistas.

BOLETINS SEMANAIS:


Praias e Rios do Litoral Nº 9.

Represas e Rios do Interior Nº 9.

***********


Jurerê Internacional é uma das praias mais procuradas do Litoral catarinense

5. QUALIDADE DAS PRAIAS de santa catarina


Balneabilidade nas Praias de Santa Catarina - FATMA


Os turistas que freqüentam as praias do litoral de Santa Catarina contam com uma vantagem que poucos Estados no Brasil oferecem. Além da diversidade de suas paisagens - que misturam baías, enseadas, costões e muitas ilhas - e da exuberante beleza natural, o Estado garante a seus freqüentadores um serviço de utilidade pública essencial no verão: monitoramento da qualidade da água do mar para o banho humano.



***********

Praia de Torres - RS

6. PRAIAS DO ESTADO DO RIO 

GRANDE DO SUL

Os turistas e moradores dos balneários gaúchos, no período do verão (de novembro a fevereiro), podem utilizar com segurança tanto os balneários marinhos quanto os de águas doces, tendo em vista as atividades do Projeto Balneabilidade. Tal projeto é realizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - FEPAM, tendo como base legal a Resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e tem por objetivo monitorar durante o verão a qualidade das águas dos balneários do nosso Estado e informar à população sobre a situação da qualidade das águas visando condições favoráveis para o banho.

Balneários

Clique no município em que você veraneia para obter informações sobre as condições de balneabilidade

SAIBA MAIS: PROJETO BALNEABILIDADE



***********
Praia da Costa - Vila Velha - ES

7. PRAIAS DO ESPÍRITO SANTO

QUALIDADE DAS PRAIAS

O Estado do Espírito Santo possui as maiores concentrações urbanas e atividades econômicas na região costeira, sendo esta caracterizada por ambientes sensíveis, tais como praias arenosas, costões rochosos, enseadas, estuários e baías, compondo uma área de grande potencial turístico.

Além de atração para os turistas, a utilização das praias como área de lazer é uma das principais formas de recreação nos centros urbanos litorâneos. Assim, conservar a praia mantendo-a em condições próprias para recreação primária e informar aos banhistas das condições de balneabilidade (ou seja, condições para o banho) no menor intervalo de tempo possível, tem sido uma das preocupações da Secretaria de Estado para Assuntos do Meio Ambiente e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A questão da balneabilidade torna-se bastante importante no caso de praias localizadas em áreas urbanas que recebem uma quantidade adicional de esgotos sanitários, os quais podem ser responsáveis diretos pelo comprometimento da balneabilidade das águas utilizadas como fonte de recreação.

Clique no município desejado e veja a qualidade das Praias
Qualidade das praias no Google Maps - serviço em caráter experimental


***********


8. PRAIAS DO ESTADO DE 

ALAGOAS

Configuracoes do Tema Fabrica

BALNEABILIDADE DAS PRAIAS Novembro 2013


File Balneabilidade 01/11/2013
File Mapa da balneabilidade 01/11/2013
File Balneabilidade 08/11/2013
File Balneabilidade 15/11/2013
File Balneabilidade 22/11/2013

***********

PORTO DE GALINHAS - PE

9. PRAIAS DO ESTADO DE 

PERNAMBUCO

CPRH


Lista de praias impróprias »Relatório Classificação Praias Pernambuco

Goiana
Itamaracá
Itapissuma
Igarassu
Abreu e Lima
Paulista
Olinda
Recife
Jaboatão dos Guararapes
Cabo de Santo Agostinho
Ipojuca
Sirinhaém
Rio Formoso
Tamandaré
Barreiros
São José da Coroa Grande


Praias do Litoral de Pernambuco
Período de 22/11 a 28/11/2013
ÁREAS MONITORADAS



***********

275a62e249c229500aa734788d0fda56.jpg
Praia do Mucuripe no final da Avenida Beira Mar, em Fortaleza (CE)

10. PRAIAS DO ESTADO DO CEARÁ

Balneabilidade das praias de Fortaleza
Pontos próprios e impróprios para banho na capital cearense. Veja mais informações no site: www.semace.ce.gov.br

IMPORTANTE

O banhista deve evitar tomar banho de mar após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, nesse episódio as chuvas contribuem para a deterioração da qualidade das águas das praias carreando uma grande quantidade de esgotos, lixo e outros detritos através de galerias de águas pluviais, córregos e canais de drenagem.

Recomenda-se evitar nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada. Também é recomendável evitar o consumo de frutos do mar desses locais.


23 pontos estão próprios para banho na orla marítima de Fortaleza

22/11/2013
O boletim de balneabilidade das praias desta sexta-feira (22), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que contempla análises de 31 pontos da orla marítima de Fortaleza registra o total de 23 pontos próprios para banho. O monitoramento, baseado na Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é realizado pela equipe técnica da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia.
Para os banhistas interessados em atividades ou banho na orla fortalezense, a Geamo alerta: as condições climáticas, o aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos, bem como o adensamento urbano nas proximidades das praias são alguns fatores negativos que podem interferir no resultado da balneabilidade.

BOLETIM DE BALNEABILIDADE DAS PRAIAS

Resultado das análises em Fortaleza
Pontos Próprios:
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Iate
Volta da Jurema
Ideal Clube
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Ed. Vista del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Kartódromo
Goiabeiras
Barra do Ceará
Pontos Impróprios:
Farol
Mucuripe
Estátua de Iracema
Início da Av. Pasteur
Colônias
Horta
Início da Rua Lagoa do abaeté
Barraca Big Jeans


***********


11. PRAIAS DO ESTADO DO 

MARANHÃO


Monitoramento

Laudo de Balneabilidade


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA informa, abaixo, as condições de Balneabilidade das praias de parte da Região Metropolitana de São Luís, resultante dos laudos laboratoriais emitidos pela Secretaria de Estado de Saúde – SES, através do Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN/MA, de acordo com o Termo de Cooperação Técnica celebrado entre os referidos órgãos.


 ***********




12. PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

No Estado do Rio Grande do Norte, as praias se destacam principalmente pela sua rara beleza, águas cristalinas, limpas e mornas, além da existência de clima convidativo, motivos pelos quais elas se apresentam entre as maiores atrações turísticas do Estado, contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento sócio-econômico regional.

Além de grande atração turística, as praias são também utilizadas como importantes áreas de recreação e lazer nos centros urbanos. Assim, o monitoramento sistemático e a conservação das praias, mantendo-as em condições PRÓPRIAS para recreação primária, e informando aos banhistas das suas condições de balneabilidade, se apresenta como uma grande preocupação do Governo Estadual, expressado através das ações do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA.



***********

Praia do Prata - Palmas (TO)

13. PRAIAS FLUVIAIS DO TOCANTINS

DEFESA CIVIL DO TOCANTINS



***********

      Praia Fluvial na Região Hidrográfica do Paraguai. Foto: SEMA-MT

14. PRAIAS FLUVIAIS DO MATO 

GROSSO

BALNEABILIDADE
Balneabilidade é a medida das condições sanitárias das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc.) no qual é elevada a possibilidade do banhista ingerir quantidades apreciáveis de água. 
O contato secundário refere-se àquele associado a atividades em que a relação com a água é esporádica ou acidental e a possibilidade de ingerir quantidades consideráveis de água é pequena, como na pesca e na navegação.
No período de junho a agosto (período de seca) ocorre o “aparecimento” de praias ao longo dos rios do estado e, por isso, é o período ideal para se verificar a balneabilidade das mesmas.

***********


15. PRAIAS DA PARAÍBA

logo

BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DO LITORAL PARAIBANO


A SUDEMA realiza monitoramento semanalmente nas praias localizadas no município de João Pessoa, Lucena e Pitimbú, devido estas estarem localizadas nos centros urbanos com maior fluxo de banhistas. O monitoramento dos demais municípios do litoral paraibano é realizado mensalmente.




***********


16. BALNEABILIDADE EM 

DIVERSOS ESTADOS   (INMETRO)

Informação ao Consumidor - INMETRO

O Inmetro coordena o Projeto de Conscientização e Educação do Consumidor e do Usuário, um dos Projetos Estratégicos do PBQP - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, desenvolvido pelo Governo Federal, que tem por objetivo "dotar os consumidores de produtos e serviços, e os usuários dos serviços públicos no país, de conhecimentos e informações que os capacitem a fazer escolhas bem fundamentadas de bens e serviços e que os tornem conscientes de seus direitos e obrigações, bem como estabelecer canais de comunicação entre o cidadão e as entidades prestadoras de serviços públicos".

CLIQUE E VEJA AS ANÁLISES PONTUAIS DO INMETRO - BALNEABILIDADE


***********



17. BALNEABILIDADE DO LAGO 

PARANOÁ - DF


CAESB - BRASÍLIA - DF

Os resultados semanais são mostrados na forma de mapa contendo bandeiras sinalizando as praias denominadas de PRÓPRIAS (Excelente, Muito Boa e Satisfatória) e IMPRÓPRIAS a balneabilidade:
• áreas enquadradas como IMPRÓPRIAS são pintadas na cor vermelha
• áreas enquadradas como SATISFATÓRIAS são pintadas na cor amarela
• áreas enquadradas como MUITO BOAS são pintadas na cor verde
• áreas enquadradas como EXCELENTES são pintadas na cor azul




***********

18. BALNEABILIDADE EM OUTROS 

ESTADOS BRASILEIROS


OS DEMAIS  ESTADOS,  NÃO DISPÕEM DE MEDIÇÃO DA BALNEABILIDADE DE SUAS PRAIAS E RIOS  OU NÃO FORAM LOCALIZADOS OS SITES.

DEVEM ENCAMINHAR PARA O BLOG SOSRIOSBR O LINK DO SITE ONDE SÃO POSTADOS OS RESULTADOS. DIVULGAÇÃO SEM CUSTO ALGUM! 

ENVIEM SUGESTÕES E COLABORAÇÕES SOBRE O ASSUNTO!






BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br