Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de maio de 2012

SOSRIOSBR VISITA XII - RIO URUGUAI

Por do sol no rio Uruguai


Através de nossa colaboradora voluntária LISIANE KLEIN ZAMARO, de Itapiranga (SC), cidade no oeste de Santa Catarina, na divisa com o RS e com a Argentina, próxima 20 Km dos Saltos de Yucumã, os maiores saltos longitudinais do mundo ( 2Km) e que correm risco de deixar de existir, o Blog SOSRiosBr visita o RIO URUGUAI.


Agradecemos nossa colaboradora pelas belas fotos enviadas e pelas informações sobre o Rio Uruguai que nos possibilitaram de postar este "SOSRIOSBR VISITA XII - RIO URUGUAI"





Rio Uruguai é um rio sulamericano que nasce na Serra Geral e que forma-se pela junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A nascente mãe do rio é o Rio Pelotas, que nasce a cerca de 65 km a oeste da costa do Atlântico. A foz do Rio Uruguai é a bacia hidrográfica do Prata e é formado pela junção dos rios Uruguai e Paraná. O rio Uruguai é um dos rios mais importantes na hidrografia do sul do Brasil e serve de fronteira entre o país e a Argentina e o Uruguai, tendo Uruguaiana como principal cidade gaúcha banhada por suas águas.

O rio Uruguai forma-se nas nascentes na Serra Geral em cotas aproximadas de 1800 m com o nome de Rio Pelotas. Somente após receber as águas do Rio Canoas passa a se chamar Rio Uruguai indo na direção geral leste-oeste, até receber, pela margem direita, as águas do Rio Peperi-Guaçu, quando começa a infletir para sudoeste, servindo de fronteira inicialmente entre Brasil e Argentina, até receber o rio Quaraí, afluente da margem esquerda e que atua como fronteira entre o Brasil e o Uruguai.

Depois de receber as águas do rio Quaraí, o rio Uruguai continua para o sul até a localidade deNueva Palmira, onde deságua no rio da Prata. Sua extensão total é de 1770 km. Note que desde a junção de seus formadores até a foz do Quaraí são um total de 1262 km, ficando os restantes 508 km do rio Uruguai correndo inteiramente entre terras uruguaias e argentinas. Se for considerado a extensão do Rio Pelotas, sua extensão chega aos 2150 Km. Seu desnível total é de 24 cm/km. (Fonte Wikipédia)



RIO URUGUAI - últimas notícias


Região - Nível do Rio Uruguai está muito abaixo do normal
Nível do Rio Uruguai está muito abaixo do normal. A Barra do Guarita e trabalhadores que atravessam o rio todo dia para trabalhar em Itapiranga, estão ...


Rio Uruguai pode chegar ao nível mais baixo dos ... - Jornal Noroeste
/DESTAQUES/Rio-Uruguai-pode-chegar-ao-nivel-mais-baixo-dos-ultimos-33- anos/. Como havia ocorrido de 6 a 9 de abril deste ano, o Rio Uruguai voltou ao ...


Iuri Daniel - Salve o Rio Uruguai - YouTube

Iuri Daniel cantando Salve o Rio Uruguai, música de sua autoria. Neste chamamé, é ...



ARGENTINA E URUGUAI ASSINAM ACORDO PARA DRAGAGEM DE CANAL
Ansalatina.com.br
MONTEVIDÉU, 27 ABR (ANSA) - Os governos da Argentina e do Uruguai assinarão no próximo dia 3 de maio, em Buenos Aires, a abertura da licitação para a dragagem do canal Martín García do Rioda Prata, informaram hoje porta-vozes do Ministério das ...



VÍDEO:  "MAJESTOSO RIO URUGUAI"







GALERIA DE FOTOS DO RIO URUGUAI


Enviadas pela internauta 


LISIANE KLEIN ZAMARO - ITAPIRANGA - SC
























 O Rio praticamente seco em 2012



 SALTOS DE YUCUMÃ QUE CORREM RISCO DE ACABAR





 Irmão Sidinei Klein



 Lisiane e seus pais nos Saltos Yucumã  - Divisa SC-RS e Argentina

 Irmã Juliane Klein - organizando movimento de defesa dos Saltos








                       A ponte está localizada na RS-480 ou SC-480


VEJA A POSTAGEM SOBRE O SALTO DE YUCUMÃ QUE PODE ACABAR


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Belíssimas fotos !

    Como é bom saber que existem famílias como esta, que sabem valorizar o patrimônio natural !

    Parabéns !

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br