Estão abertas as inscrições para o quinto encontro do Ciclo de Debates 2011 da Abes-RS.
O Ciclo de Debates  na sua quarta edição, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), programou oito encontros para 2011, abordando o tema “Repensando o Desenvolvimento do Rio Grande do Sul no atual contexto nacional”.
Neste quinto encontro, para falar sobre o tema “Gerenciamento de Áreas Contaminadas no RS: aspectos técnicos e legais dos passivos gerados pela contaminação de solos e águas subterrâneas”, teremos como palestrantes convidados o engenheiro químico da Fepam na área de resíduos sólidos e passivos ambientais industriais, Mário Soares, e a promotora de justiça da Promotoria de Justica de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, Annelise Monteiro Steigleder.
Convite_Ciclo_de_Debates_2011_Encontro_5A contaminação dos solos e águas subterrâneas é um tema que vem recebendo há algumas décadas grande atenção em países da Europa e América do Norte, mas que no Brasil recebeu destaque maior somente nos últimos dez anos, principalmente nos grandes centros urbanos e industriais. Como o Rio Grande do Sul vem tratando este tema? O Estado está apto a atender a Resolução CONAMA 420/09? Existe um inventário de áreas contaminadas? Os administradores públicos e privados e o mercado estão preparados para enfrentar este problema face ao potencial impacto negativo na natureza, saúde da população e rentabilidade dos negócios? Quais os desafios a serem enfrentados?                          
O encontro acontecerá no dia 19 de outubro, das 8h30 às 11h30, no auditório da Decision / FVG, em Porto Alegre. O evento é gratuíto medianteinscrição e confirmação de presença.