Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de outubro de 2011

DIA INTERNACIONAL DA ECOLOGIA E DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS - 04 DE OUTUBRO



O que é ecologia para você?

celebração
4 de outubro é o Dia Internacional da Ecologia e uma ótima oportunidade para refletir e compartilhar conhecimentos sobre o tema. Que tal contar o que você sabe sobre ecologia, aqui, nesta página?
24/09/2009Mônica Nunes




Faz um bom tempo que a gente fala e ouve falar sobre sustentabilidade. Esse tema – tão amplo! - virou uma obsessão: hoje, “tudo” é ou tem que sersustentável. E teria mesmo, senão não será possível sobrevivermos! Mas existe uma palavra – ou ciência - muito bacana, que a gente aprende na escola e que, na verdade, faz parte de nossas vidas desde que nascemos – ou um pouquinho antes, até -, mas que perdeu um pouco o brilho e o valor: Ecologia

Esta palavra tão simpática – vem do grego e significa o estudo (logos) da casa (oikos), da “nossa casa”, a Terra - tem um conceito mais amplo do que sustentabilidade e talvez seja mais eficaz para nos ajudar a entender e enfrentar – com pequenas ações diárias, inclusive - um dos maiores desafios da humanidade: o aquecimento global

Tal como SUSTENTABILIDADE, a palavra ECOLOGIA é muito usada para emprestar qualidades para qualquer produto ou ação, seja ele realmente ecológico ou não. Mas, afinal, o que significa ecologia de fato? O que seu conceito tão antigo traz para os dias atuais? 

Na semana que vem, vamos celebrar o dia 4 de outubro com a publicação de uma reportagem sobre a importância da ecologia, mas, antes, gostaríamos de saber qual é seu conhecimento sobre o tema. Quer participar? Basta descrever o que sabe na área de comentários, no final deste texto. 

Vale pesquisar na internet, nos livros e discutir com os colegas, claro! Mas o mais legal é você usar suas próprias palavras e sensações para explicar esse conceito pra gente. Participe e convide seus amigos! 

A seguir estão dois textos do “Meu Planetinha” e, também, o verbete do Glossário do “Planeta Sustentável” que podem ajudá-lo na reflexão sobre “O que é Ecologia”:

Cidadania não tira férias! Dia Mundial do Meio Ambiente 
Ecologia

Fonte:  PLANETA SUSTENTÁVEL



04 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DOS 
ANIMAIS


O MES DOS ANIMAIS!

No dia 4 de Outubro comemoramos o Dia Mundial dos Animais e por esse motivo a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade oferecerá diversas atividades para a população de Niterói durante o mês de Outubro, a fim de celebrar e de comemorar o mês dos animais, abordando temas desde os animais domésticos até os animais silvestres e marinhos!
A abertura dos trabalho se acontecerá no dia 04 às 10 horas da manhã com a Abertura solene das comemorações do Mês dos Animais e contará com Presenças do Secretário de Meio Ambiente, Fernando Guida e do coordenador do Mês dos Animais, Marcelo Pereira. Será no  MAC (Museu deArte Contemporânea - Mirante da Boa Viagem, S/N – Boa Viagem)
Veja aqui a programação completa: mesdosanimais.com.br/programacao
Ao longo do mes vamos citando a programação das semanas e postando as fotos!
Palestras das mais diversas e exposições de fotos acontecerão durante o mes de outubro. E o fundo do mar estará representado em palestra, documentário, debate e exposição de fotos:
05/10 → Uma noite com os Tubarões
18 horas – Breve apresentação sobre o que são os tubarões
18:30 horas – Palestra Tubarões no Limite
19:30 horas – Exibição do documentário “Sharkwater”
21:00 horas – Debate aberto sobre os tubarões
Palestrante: Paulo Guilherme “Pingüim” Alves Cavalcanti, Instrutor de mergulho especialista em Identificação de Seres Marinhos, Resgate e primeiros socorros. Ambientalista agraciado com o prêmio Internacional Platinum Pro Fundation, por mais de 5.000 mergulhos realizados e significante contribuição e atuação na atividade do mergulho e meio ambiente, co-fundador do Projeto Divers for Sharks, autor do Imensidão, no Jornal O Globo On Line e
diretor do Centro de Estudos do Mar Onda Azul.
Local: FAMATH (Faculdades Intergradas Maria Thereza – Rua Visconde do Rio Branco, 869 -São Domingos)
Para maiores detalhes ou dúvidas, entre em contato com a coordenação geral do evento aqui: mesdosanimais.com.br/contato-2
Uma realização:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br