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14 de outubro de 2011

DIA NACIONAL PARA REDUÇÃO DE DESASTRES NATURAIS - 13 OUT 2011




Raciel G. Junior

13 de Outubro : Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais 2011 


Mensagem de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais 2011, 13 de outubro.
Desastres afetam o coração de nossas sociedades. Apenas neste ano, vivemos o desastre triplo no Japão (o terremoto e o tsunami em Tōhoku e o acidente com o reator nuclear em Fukushima), pesadas monções no Paquistão, enchentes na Austrália e na Tailândia, um terremoto na Nova Zelândia, furacões no Caribe e uma seca devastadora que afeta 13,3 milhões de pessoas no Chifre da África.
Cada vez que um desastre nos atinge, ficamos chocados pela sua intensidade e nos recordamos da vulnerabilidade de nossas comunidades – mas temos que lembrar que não somos impotentes.
Cada um desses desastres – e existem outros – conta uma história de tragédia humana profunda. Cada um conta histórias de esperança e renascimento. Não podemos interrompê-los, mas sim reduzir os riscos que apresentam e o seu impacto. Podemos agir, mas precisamos começar cedo, antes de o desastre nos atingir.
Isto é especialmente importante para crianças e jovens, que são desproporcionalmente afetados pelos desastres. Eles são o foco do Dia Internacional para a Redução de Desastres de 2011.
Para reduzir riscos, devemos construir infra-estrutura, escolas, hospitais, sistemas de água e esgoto e governos resilientes. Sozinhos, estes não são suficientes. Resiliência deve ser desenvolvida também em cada menina e menino e em todos os adultos.
A UNESCO atua nesses níveis. Quando ocorreu o terremoto na costa do Japão no dia 11 de março, um alerta de tsunami foi emitido três minutos mais tarde, limitando a perda de vidas. A UNESCO coordena o sistema de alerta prévio e trabalhamos para ampliar tais sistemas globalmente. Estamos ajudando a construir capacidade nacional contra enchentes e previsão e gerenciamento de secas. Procuramos aproveitar o progresso na ciência e na tecnologia para assegurar a efetiva preparação contra os desastres e mitigar os seus efeitos.
Trabalhamos, também, para construir uma cultura de redução de riscos. Isso começa com a educação, para aumentar a resiliência das comunidades como um todo. Educação para reduzir riscos de desastres é importante para criar novas maneiras de pensar e novas práticas, que permitem que as sociedades respondam e se adaptem às pressões das mudanças.
Tais esforços salvaram inúmeras vidas no Japão, no começo do ano. Vamos aprofundar nosso engajamento no Japão para apoiar a educação nas áreas afetadas pelo desastre. A Rede de Escolas Associadas da UNESCO, que inclui mais de 9.000 escolas em todo o mundo, é uma plataforma única para lançar campanhas e engajar os jovens. Dentro do arcabouço da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), liderada pela UNESCO, desenvolvemos diretrizes para incluir a redução de riscos de desastres nos currículos das escolas. Os pequenos Estados insulares em desenvolvimento (SIDS), especialmente vulneráveis aos impactos de desastres e da mudança climática, são foco especial do trabalho da UNESCO.
O número e o impacto dos desastres estão aumentando. Mas não há lugar para fatalismo – podemos reduzir seus riscos e seus impactos. Isto significa começar o mais cedo possível. Isso significa se envolver e educar crianças e jovens de todo o mundo.
Esta é a mensagem do Dia Internacional para a Prevenção de Desastres Naturais, 2011.


Fonte: UNESCO.ORG - REDE SOCIAL ARCA DE NOÉ NING

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