Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de outubro de 2011

SOS PARQUE DO RIO DOCE - A MAIOR RESERVA DE MATA ATLÂNTICA DE MG PEDE SOCORRO

Incêndio no Parque do Rio Doce - Timóteo (MG)
O tempo seco facilitou que as chamas chegasse até a unidade de conservação .

Como acontece em diversas reservas naturais no Brasil, a zona de amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce, a maior reserva de Mata Atlântica de Minas Gerais, sofre com a urbanização desorganizada dos bairros limítrofes do Parque.
 Segundo a notícia da FUNDAÇÃO RELICTOS, em seu site, alguns bairros da cidade de Timóteo (MG), situados na zona de amortecimento do Parque agravam os problemas naquela importante reserva mineira: "Hoje nesses locais agravam-se os problemas sanitários e sociais: surtos de doenças endêmicas, drenagem e ocupação de córregos e invasões resultantes da densa ocupação humana incrustada no entorno do Parque Estadual do Rio Doce."  Veja, abaixo,  a notícia da Relictos.


Será que Minas Gerais realmente está cuidando de suas florestas? Com a palavra o pessoal do IEF - Instituto Estadual de Florestas, de Minas Gerais.


Prof. Jarmuth Andrade
SOSRiosBr

O Parque do Rio Doce pede ajuda.
Em setembro de 1993, ocorreu um grande incêndio no Parque Estadual do Rio Doce, no município de Timóteo, onde foram queimados mais de 100 hectares de vegetação típica de Mata Atlântica. 
Foram necessários mais de 30 dias para extinção do fogo. Agora esta tragédia se repete. Um incêndio de grandes proporções atingiu a unidade de conservação domingo por volta das 9h nas proximidades do bairro Alphavile, em Timóteo. 
O tempo seco facilitou que as chamas, iniciadas em uma área rural conhecida como Rocinha, chegasse até a unidade de conservação e se espalhasse rapidamente pela Mata Atlântica. Os mais de 100 dias sem chuva na região e o vento intenso fez com que as chamas se espalhassem rapidamente. Foram destruídos 38 hectares de mata Atlântica.

Duas situações ocorridas em épocas diferentes e que causaram   considerável  perda da biodiversidade da floresta atlântica lacustre presente no Parque do Rio Doce, tiveram origem em Timóteo onde a área urbana avança, cada vez mais, sobre a unidade de conservação.

A Fundação Relictos vem cobrando há muito tempo providencias para  conter esta ameaça ao Parque do Rio Doce: “A urbanização dos bairros limítrofes ao Parque na cidade de Timóteo-MG como o Limoeiro e Macuco também constituem constante ameaça pela presença muito próxima destas comunidades. Hoje nesses locais agravam-se os problemas sanitários e sociais: surtos de doenças endêmicas, drenagem e ocupação de córregos e invasões resultantes da densa ocupação humana incrustada no entorno do Parque Estadual do Rio Doce. Populações que nem sequer imaginam qual seja o significado de uma zona de amortecimento para uma reserva natural.”  

Estas ocupações similares as ocupações de  encostas sujeitas a deslizamentos e as margem de cursos d’água sujeitas a inundações precisam ser urgentemente corrigidas. Não é mais possível  adotar  medidas paliativas e não atacar o problema de frente.
O Parque do Rio Doce, por enquanto a maior reserva de Mata Atlântica de Minas Gerais, pede ajuda.


SAIBA MAIS SOBRE O PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE E SEUS RIOS

Parque Estadual do Rio Doce


Minas comemora proteção às suas florestas



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br