Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de janeiro de 2013

PRECISAMOS COMBATER COM MAIS EMPENHO OS AGROTÓXICOS QUE POLUEM E CONTAMINAM NOSSAS ÁGUAS


11 DE JANEIRO: DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS

Dia 11 de janeiro de 2013, comemoram-se 13 anos Decreto Federal Nº 98.816, que regulamentou primeiramente a Lei dos Agrotóxicos.
O grande progresso sem dúvidas é a ampliação da consciência da sociedade em relação aos grandes problemas ambientais que ainda é a utilização indiscriminada de venenos agrícolas e, precisa ser manifestada em ações pelo poder público e claro, pela sociedade civil.
É visível que o meio ambiente vem passando por intensas transformações derivadas do processo da modernização agrícola. Esta se deu através de políticas voltadas principalmente ao desenvolvimento das monoculturas designadas à exportação. Essas políticas se fazem sobre a guia e interesse do grande capital nacional e internacional.
Até pouco tempo várias doenças como câncer, doenças respiratórias, neurológicas, transtornos de conduta e más formações congênitas eram tidas como doenças de “causas desconhecidas”. Análises na área de Saúde Ambiental, que pesquisam os impactos do ambiente na saúde humana, vêm mostrando o ambiente como fator de grande importância no processo de determinação dessas doenças.
O termo “defensivo agrícola” é muitas vezes empregado por fabricantes, distribuidores, vendedores, técnicos estimulados pelo setor produtivo industrial, que querem tornar mínimo o esclarecimento de sua nocividade. Até hoje, o setor industrial investe nesta denominação, busca e influencia a política agrícola para o uso intensivo desses venenos. A denominação de “veneno”, de emprego popular, é o mais adequado.
O uso abundante de venenos agrícolas implica em graus rigorosos de poluição ambiental e intoxicação humana, pois grande maioria dos agricultores, aplicadores, desconhece os riscos a que se expõem e, consequentemente, descumprem normas básicas de saúde e segurança, sem falar que destrói a biodiversidade e comprometem os recursos naturais para as presentes e futuras gerações.
Tem sido pensado e proposto sobre a melhor proteção do trabalhador rural, diretamente exposto à intoxicação por venenos agrícolas. O mesmo não é feito quanto à proteção dos seres vivos em geral, principalmente aqueles indiretamente expostos através da contaminação da água, do solo, de alimentos que contenham resquícios de venenos agrícolas. Estes estão fortemente sujeitos a problemas recorrentes de exposição contínua a múltiplos agentes.
Agroecologia
A agroecologia é um sistema de produção agrícola alternativa que busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando práticas que permitam ao agricultor produzir sem depender de insumos industriais como agrotóxicos.
Vai além das técnicas orgânicas de cultivo, pois inclui elementos ambientais e humanos. É um modo de vida que busca resgatar e valorizar o conhecimento tradicional da agricultura de base familiar.
A agroecologia engloba princípios ecológicos básicos para estudar, planejar e manejar sistemas agrícolas que, ao mesmo tempo, sejam produtivos, economicamente viáveis, preservem o meio ambiente e sejam socialmente justos. FONTE: ASA BRASIL

Assista a Série Agrotóxicos do Jornal Nacional e da TV Brasil:

O Caminhos da Reportagem aborda o uso de agrotóxicos no Brasil, país que mais consome defensivos agrícolas no mundo, um bilhão de toneladas por ano. A edição mostra que a utilização indiscriminada desse produto vem se tornando um risco para a saúde da população residente em torno das plantações.

A equipe de reportagem visita a maior região produtora de grãos do país, o Mato Grosso. Ali, pesquisadores identificaram essas substâncias no ar, nas águas e até na chuva. Já no Ceará, as plantações de fruticultura, onde o veneno é pulverizado, contaminam a água consumida pela comunidade. Foram encontrados agrotóxicos em excesso também nos alimentos que chegam à mesa do brasileiro.

No programa, especialistas alertam para os perigos do uso e mostram alternativas sustentáveis para a produção de alimentos com mais segurança. E, ainda, propriedades que se dedicam à produção de alimentos orgânicos e experiências desenvolvidas no Brasil como a fabricação de um agrotóxico biológico. 




Anvisa divulga lista de alimentos contaminados "Agrotoxicos" 1/3


Assista e leia a 1ª matéria da série de seis reportagens do Jornal Nacional, "Agrotóxicos" que teve sua exibição no dia 06/12/12. Nela a Anvisa divulga lista dos alimentos com maior nível de contaminação. A Agência levou para o laboratório amostras de 18 tipos de alimentos. Em 28% delas, havia excesso de agrotóxicos ou agrotóxicos não autorizados para aquela cultura, o que pode representar um risco maior à saúde.




Parte 2
Veja matéria no Jornal Nacional do dia 07/12/11 apontando que o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Os efeitos do uso exagerado nas lavouras chegam rapidamente às cidades causando graves doenças diz o pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso, Wanderlei Pignati. O perigo também pode estar nos tipo de agrotóxicos usados no Brasil. Muitos deles já foram banidos em outros países. São 14 os ingredientes ativos, substâncias usadas nas fórmulas dos agrotóxicos que estão na mira da Anvisa.

Exagero do Uso do Agrotóxico 2/3





Parte 3
Assista e leia a 3ª matéria da série de três reportagens do Jornal Nacional, "Agrotóxicos" que teve sua exibição no dia 08/12/12. Nela, especialistas apontam que a limpeza não consegue remover o resíduo de agrotóxicos dos alimentos, sendo a solução os alimentos orgânicos para quem busca saúde e segurança alimentar. O Sítio do Moinho, produtor orgânico pioneiro no Estado do Rio de Janeiro aparece como destaque, figurando como excelente opção para consumidores preocupados com a ingestão de veneno.

Jornal Nacional 3/3- Série Agrotóxicos - Sítio do Moinho




VEJA TAMBÉM:
Agrotóxicos no Brasil (1/4) - Caminhos da Reportagem



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br