Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de junho de 2013

CHEIA DO RIO NEGRO AFETA MAIS DE 140 MIL E ACUMULA LIXO E ALAGAMENTO NO AMAZONAS



Cheia acumula lixo e alaga casas em 26 municípios do Amazonas

A cheia do Rio Negro deste ano já está entre as dez maiores da história e afeta mais de 140 mil pessoas.


No Amazonas, 26 municípios estão em situação de emergência, incluindo Manaus. A cheia dos rios já afeta mais de 140 mil pessoas.
Uma cidade completamente alagada.Anamã, a 129 quilômetros de Manaus, fica assim toda vez que o Rio Solimões sobe. Em algumas ruas, só dá para passar de canoa.
Nesta época do ano, as comunidades ribeirinhas sofrem. As pessoas e crianças se divertem como podem. Mas o contato constante com a água traz preocupações. “Nós temos uma preocupação com a hepatite A, com a hepatite E”, declara o infectologista Antônio Magela.
Na cheia, as águas do Rio Solimões represam o Rio Negro, que sobe em Manaus, acumula lixo e alaga casas.
Em uma casa, a água já tomou conta, algumas pontes tiveram que ser construídas e, para andar, é preciso se abaixar um pouco porque alcança uma certa altura. Na sala, tudo amontoado, pelo menos tentando salvar algumas coisas. O Santiago, que mora na casa, teve que subir algumas coisas para tentar salvar as coisas. “Em compensação a gente já gastou mais de R$ 300 com madeira, que não é madeira dada, garças a Deus a gente tem condições de pelo menos fazer isso", diz Santiago.
Mas grande parte da população não tem condições de comprar madeira para construir pontes. O jeito é improvisar. Milhares de moradores convivem com o medo de que o Rio Negro suba ainda mais nos próximos dias. "Tem que ter muito fé e esperança que ela não vai subir mais do que isso", diz dona Sônia.
Mesmo sem atingir a marca do ano passado, que foi de 29,97m, a cheia deste ano já está entre as dez maiores da história.
“A previsão ainda é de subida do Rio Negro nos próximos dias, porque ainda existe uma situação de represamento que o Solimões provoca sobre o Negro, e também das chuvas que começaram a cair sobre a bacia do Negro”, ressalta Marco Antônio Oliveira, superintendente do CPRM de Amazonas. Fonte: Bom Dia Brasil - Globo.com


LEIA TAMBÉM:

Rio Negro dá sinais de vazante, diz Serviço Geológico do Brasil - Clique

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br