Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de novembro de 2013

SEMANA DO RIO PARAGUAI - 12 A 14 DE NOVEMBRO - PROGRAMAÇÃO FONASC - MT







FONASC MT – PROGRAMAÇÃO DA

SEMANA DO RIO PARAGUAI

Estamos organizando de 12 a 14 de novembro, um workshop internacional sobre “Diálogos de Saberes: Os impactos das represas e da fragmentação dos rios na pesca artesanal e modos de vida locais. “.
É uma iniciativa de do Instituto Gaia- Cáceres e da Fundación Humedales – Argentina e  Wetlands International.

Da sociedade civil teremos o MPF e MPE, as colonias dos pescadores e movimentos organizados ligados ao Dia do Rio Paraguai e aos movimentos sociais contra o barramento indiscriminado de rios e suas consequencias. Estão previstas 135 hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai, formadora do Pantanal Matogrossense, sendo que 44 já estão em operação, representnado 70% do aproveitamento hidrelétrico da mesma. Já há ocorrência de alteração dos pulsos de inundação na região e perda de qualidade de vida, geração de renda e segurança alimentar de comunidades ribeirinhas e de pescadores profissionais na região.

O turismo de pesca, maior gerador de emprego e renda na região, já sofre com a perda de produtividade pesqueira.
O Ministério do Meio Ambiente, o CONAMA, o IBAMA e as SEMAs estaduais não se monstram realmente preocupados com estas questões ambientais e sociais na região considerada Patrimônio Nacional, Patrimônio da Humanidade e Reserrva da Biosfera…

Convidamos ainda para a celebração do Dia do Rio Paraguai (14 de novembro) em Cáceres e estamos planejando para apresentar as conclusões do workshop.

O Dia do Rio Paraguai é uma iniciativa de mobilização, que envolve as partes interessadas , desde as comunidades locais / tradicionais para as autoridades públicas ( local, estadual e federal). É um acontecimento único, com apresentações culturais e discussões sobre as principais ameaças ao Pantanal. Este é o 14 º ano desse evento.

Caso seja de interesse a divulgação destes eventos, agradecemos sua atenção e nos disponibilizamos para maiores esclarecimentos!
Divulguem!!! Participem!!!


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br